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Plano de logística é realista e viável, diz ministro do Planejamento

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse, nesta quarta-feira (10/6) que a nova fase do Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado na terça-feira (9/6) é realista e viável. Ele respondeu a questionamentos em audiência que durou quase cinco horas no Senado Federal. Segundo o ministro, as concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos ao setor privado ajudam no crescimento da economia e na melhoria das condições de vida da população.

“De 2010 a 2014, o Brasil teve uma taxa de investimento de 20,3% (do PIB). Se a gente compara com as principais economias do mundo, é uma taxa de investimento que está na média. Para o país crescer mais rapidamente é preciso elevar nosso investimento, aumentando a produtividade”, disse, conforme divulgado pela Agência Senado.

Ouvindo críticas, principalmente, dos parlamentares da oposição – que destacavam o fato do novo plano incluir obras anunciadas anteriormente e não executadas – Nelson Barbosa disse que os projetos foram incluídos em uma nova modalidade. “Nosso objetivo é ser transparentes na nossa mudança de opinião, de obras que antes achávamos que deveriam ser obras públicas e que agora achamos melhor fazer por concessão.”

Entre as principais obras que foram temas de debate entre o ministro e os senadores, esteve aferrovia bioceânica, projeto que envolve os governos de Brasil, Peru e China. Segundo Barbosa, os estudos sobre o projeto devem estar prontos em maio de 2016. E só a partir desses estudos é que será decidido o modelo de concessão a ser adotado.

Ainda de acordo com a Agência Senado, Nelson Barbosa concordou com a tese levantada por alguns senadores, que sejam feitos mais rapidamente trechos da ferrovia que considerados prioritários para o escoamento da produção. “A ferrovia Bioceânica não é o trem-bala, que só faz sentido se se fizer todo o seu traçado. Pode ser feita em partes, começando pelas mais viáveis comercialmente”, afirmou o ministro do Planejamento.

Fonte: Globo Rural