Skip directly to content

Fundação Chapadão apresenta resultados de pesquisa em Des Moines - EUA

Os pesquisadores da Fundação Chapadão, Edson Borges e Germison Tomquelski, a convite da empresa Dupont, estiveram no fim de maio visitando o estado de Iowa, para conhecerem a região de maior importância agrícola na produção de milho dos Estados Unidos da América. O objetivo era visitar os campos de produção de milho e soja, bem como apresentar os resultados de pesquisa realizado na cultura da soja sobre técnicas de manejo e controle de insetos, pragas e ferrugem asiática, principal doença que ataca a cultura aqui no Brasil.

A 10 anos a Dupont formou este grupo denominado Expert Team, formado por pesquisadores das mais renomadas instituições de pesquisa do Brasil. A Fundação Chapadão participa com dois representantes, um no setor de Entomologia e outro no setor de Fitopatologia.

A dinâmica do grupo consiste na elaboração e execução de trabalhos de pesquisa efetivados sobre o manejo e controle de insetos, pragas e doenças que atacam a cultura da soja. Após a efetivação dos resultados é escolhida uma região para onde os pesquisadores se deslocam para apresentarem os resultados, e promovem debates sobre os avanços da pesquisa na cultura da soja.

O tema deste ano foi o processo de resistência no qual passam os produtos quanto ao controle da ferrugem ou pragas. Por existir uma preocupação constante no controle das enfermidades que atacam a soja, pois a cada ano o campo vê a performance dos produtos variarem e isto preocupa, uma vez que a soja é o nosso principal negócio dentro e fora da porteira. "Temos que cuidar deste bem precioso que temos, definindo as ações que podem serem tomadas para minimizar os problemas na safra que se aproxima", afirma Edson Borges.

"O intercambio de conhecimento técnico e científico é essencial a nossa instituição", afirma Adriano Loeff, produtor rural recém conduzido ao cargo de presidente da instituição.

Fonte: Grupo Cultivar