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Etanol brasileiro precisa recuperar credibilidade, avalia consultor

O consultor e ex-diretor da Petrobras, Ricardo Salomão, afirmou nesta quarta-feira (27/5) que o maior desafio para oetanol brasileiro é recuperar a credibilidade do combustível, perdida desde a década de 1980. Salomão lembra que, naquela época, 95% da frota brasileira era movida exclusivamente a etanol e sofreu com o problema de desabastecimento com a alta no preço do açúcar. "O açúcar disparou, as usinas viraram a chave e passaram a produzi-lo em detrimento do álcool e ali o destino do etanol foi selado", disse Salomão, no "9º Workshop Agroenergia: Matérias-Primas", em Ribeirão Preto (SP).

Segundo ele, a credibilidade do etanol deve ser recuperada com a profissionalização do setor, como ocorre na indústria do petróleo, e começa com ações de marketing no mercado interno. "Além da falta de credibilidade, outros entraves, como a falta de logística e o incremento da tecnologia com o uso do etanol nas células de combustível, precisam ser vencidos", afirmou o consultor.

Para Salomão, o biodiesel é um combustível cujo modelo de produção no Brasil, baseado na agricultura familiar, precisa ser revisto. Ele observa que a produção brasileira está estagnada em 50 mil barris equivalentes por dia e não cresce porque o modelo de produção escolhido foi com uso de matérias-primas oriundas de pequenos agricultores. "Assim como o etanol, o biodiesel é complementar ao petróleo e não concorrente. É preciso mudar a estratégia para os dois combustíveis", concluiu.

Fonte: Estadão Conteúdo