Prospecção de demandas de pesquisas continua no Matopiba
Na terceira semana de maio, pesquisadores da Embrapa continuaram o trabalho de prospecção de demandas de pesquisas agropecuárias no Matopiba, última grande fronteira agrícola brasileira. Desta vez, Leandro Bortolon, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), Dirceu Klepker, da Embrapa Cocais (São Luís-MA), e Paulo Fernando Vieira, da Embrapa Meio Norte (Teresina-PI), foram a três cidades piauienses – Bom Jesus, Uruçuí e Teresina – e a Chapadinha, no Maranhão. Nesses locais, foram visitados, entre outros elos da cadeira produtiva agropecuária, produtores de sementes, empresas de grãos e associação de produtores.
De acordo com Leandro, "a reação das pessoas tem sido muito positiva em relação à proposta de levantamento de demandas. Muitos expressam a importância de a Embrapa estar ligada diretamente ao setor produtivo nas diversas frentes, como agricultura familiar e agricultura de larga escala".
Ainda segundo o pesquisador, "a importância do trabalho, na visão dos entrevistados, é de que a Embrapa está preocupada em se aproximar cada vez mais do setor produtivo e dar as respostas que precisam de forma rápida e eficiente. A contribuição por parte dos entrevistados é imensa, dedicam o tempo que for necessário para nos atender de forma proativa e direta".
Em abril, a região de Balsas-MA foi visitada pelos mesmos pesquisadores e com o mesmo objetivo. Os próximos passos são percorrer mais cidades do Piauí (principalmente na região de Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro), Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, e os municípios tocantinenses de Pedro Afonso, Campos Lindos, Porto Nacional e Gurupi. Todos os levantamentos fazem parte de um projeto especial da Embrapa para a região do Matopiba, formada por partes dos estados do Maranhão, Tocantins (neste caso, todos os municípios), Piauí e Bahia.
Fonte: Embrapa
- Entrar to post comments