Comissão aprova ampliação do Garantia-Safra para todo o país
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, um projeto de lei que estende para agricultores familiares de todo o país o programa Garantia-Safra. O benefício é pago em regiões onde há risco de perda de safra por motivos de seca e enchente. Atualmente, prevê o pagamento no Nordeste e em algumas regiões de Minas Gerais e no Espírito Santo, abrangendo 11 estados.
O relator do projeto na Comissão, deputado Beto Faro (PT-BA), deu parecer pela extensão do programa a todo o país depois de avaliar o texto original, do Senado, e outros projetos que, de forma separada, previam o benefício para regiões Norte e Centro-oeste. “Para ter eficácia, essa medida, técnica e socialmente justa, exigirá o incremento da alocação de recursos por parte da União de modo a que se evite qualquer limitação do programa no Nordeste”, disse Faro, de acordo com a Agência Câmara.
Os recursos adicionais, de acordo com o projeto, viriam do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. Atualmente, a legislação prevê um fundo próprio para pagamento do Garantia-Safra, que faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O valor de R$ 1,2 mil é pago em até seis parcelas.
O projeto ainda será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como o texto é origem do Senado e foi alterado, voltará à análise dos senadores.
Fonte: Globo Rural
- Entrar to post comments