Contabilidade Rural: Produtor precisa ver propriedade como empresa
“É necessário que o produtor rural entenda-se como um empresário e veja sua propriedade como uma empresa, para poder se manter competitivo e lucrativo e de melhor gerir sua atividade rural”.
A análise é de Jaime Rodrigues, mestre em contabilidade, professor universitário e sócio da TG&C – Trevisan Gestão & Consultoria.
“Grande parte da produção agrícola e pecuária do Brasil seguem tradições familiares quase centenárias.
Muitos proprietários ainda administram suas fazendas como o pai ou o avô. Ou seja, com nível de gestão próximo a zero”, comenta o especialista.
“Uma pesquisa da consultoria Kleffmann mostra o foco quase exclusivo na terra e descuido no escritório.
Foram ouvidos 679 produtores de milho safrinha do Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.
Desse total, 19% contrataram profissionais com curso superior na safra anterior e, dessa parcela, 85% são agrônomos e apenas 23%, administradores de empresas ou contabilistas”, conta ele.
De acordo com Rodrigues, “o administrador precisa ter noção exata da rentabilidade de sua atividade produtiva, os resultados obtidos e como eles podem ser otimizados por meio de avaliação de resultados, fontes de receitas e tipos de despesas e como melhorar as receitas e reduzir as despesas”.
“Uma medida importante é a separação da contabilidade gerencial da fiscal, das contas bancárias particulares e das contas da empresa.
É importante o controle gerencial para que se percebam os problemas operacionais e se avalie o desempenho de cada unidade estratégica do negócio”, alerta Vagner Jaime Rodrigues.
- Entrar to post comments