Skip directly to content

Dupla do CNA Jovem integra programa de formação de lideranças da Aprosoja

Taciane se prepara para ser uma liderança do agronegócio em MT. Fotos: Gustavo Fröner

Taciane se prepara para ser uma liderança do agronegócio em MT. Fotos: Gustavo Fröner

Dois participantes do Programa CNA Jovem, formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), também fazem parte da Academia de Liderança, uma iniciativa da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT),  em parceria com o SENAR/MT. Daniel Schenkel e Taciane Dell’Osbel integram a 5ª turma do programa, que está reunida em Brasília até amanhã (8/5) para atividades relacionadas ao primeiro módulo deste ano.

Patricia Budny, coordenadora da Academia de Liderança

Patricia Budny, coordenadora da Academia de Liderança

Segundo a coordenadora da Academia de Liderança, Patricia Budny, a ideia surgiu em 2008 e desde lá já formou inúmeros líderes para o agronegócio mato-grossense - como o atual presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk, e o vice-governador do Estado, Carlos Fávaro. O foco da iniciativa, direcionada aos “delegados” da Associação (representantes municipais da Aprosoja), é capacitar as novas lideranças em técnicas de gestão, negociação e comunicação para que possam representar a entidade e se tornarem agentes de desenvolvimento do agronegócio estadual e nacional.

Daniel Schenkel

Daniel Schenkel

Para Daniel, que ficou classificado entre os 11 finalistas do CNA Jovem com o projeto “Reciclagro”, os dois programas se complementam e são fundamentais para fortalecer o conhecimento e a renovação sindical. “O CNA Jovem permite uma interação maior com pessoas de outros Estados, enquanto a Academia é mais regional, com a participação de delegados de Mato Grosso. Os dois são uma excelente iniciativa do setor e oferecem suporte e conhecimentos para a formação de jovens lideranças”, avalia.

Ex-integrante do projeto “Embaixadores da Soja”, realizado nos Estados Unidos em 2012, Taciane acredita que os conhecimentos adquiridos nesses projetos estão interligados e trazem uma outra visão para os participantes. Ela revela que pretende contribuir futuramente em ações da Aprosoja e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). “Tudo se torna mais fácil quando estamos dentro do processo. As instituições ficam, mas as pessoas vão passar e precisam entrar novas lideranças. Nós estamos sendo preparados para isso”, declara.

Saiba mais sobre o Programa CNA Jovem: http://www.senar.org.br/programa/cna-jovem

Fonte: Senar Central