Skip directly to content

Milho: Plantio chega a 19% nos EUA e mercado recua pelo 2º dia consecutivo

Na manhã desta terça-feira (28), os futuros do milho na Bolsa de Chicago (CBOT) exibem ligeiras quedas. Por volta das 7h29 (horário de Brasília), as principais posições do cereal registravam perdas entre 0,75 e 1,00 pontos. O contrato maio/15 era negociado a US$ 3,60 por bushel, mesmo valor de fechamento do pregão anterior.

As cotações da commodity dão continuidade ao movimento de queda, após atingir os menores patamares dos últimos 6 meses no fechamento da sessão desta segunda-feira. Nesse momento, o foco dos investidores é a evolução do plantio do grão, referente à safra 2015/16, nos Estados Unidos.

Ainda ontem, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou novo boletim de acompanhamento de safras e apontou que, cerca de 19% da área já havia sido cultivada até o último domingo (26). O percentual ficou acima do registrado na semana passada, de 9% e do mesmo período do ano anterior, de 17%.

Entretanto, a média dos últimos cinco anos é de 25% para o mesmo período e a expectativa dos participantes do mercado era de 23%. Até o momento, em torno de 2% das lavouras do cereal já emergiram, contra 3% observado no mesmo período de 2014. A média dos últimos cinco anos é de 6%.

E, por enquanto, as previsões climáticas apontam que o clima deverá seguir sem chuvas no Meio-Oeste dos EUA, durante essa semana. Cenário que, se confirmado, irá permitir o avanço na semeadura do cereal norte-americano.

Fonte: Notícias Agrícolas