Presidente da CNA participa pela primeira vez de reunião do conselho da CAMEX
Pela primeira vez, desde que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) foi incluída no Conselho Consultivo do Setor Privado (CONEX), órgão da Câmara de Comercio Exterior (CAMEX), o presidente da entidade, João Martins, participou dos debates. A partir de agora, ele vai levar ao colegiado as principais demandas da agropecuária voltadas para o comércio exterior. A reunião, em caráter excepcional, foi realizada no Palácio do Planalto sob a coordenação da presidente Dilma Rousseff.
Ao deixar o encontro, o presidente da CNA lembrou que a ausência da instituição no colegiado “era, claramente, incompreensível por se tratar de um órgão de alto nível onde são debatidas propostas e apresentados estudos sobre como aperfeiçoar a política de comércio exterior do país”.
Para João Martins, a CNA, nesse novo formato institucional, ampliará sua participação nos fóruns de discussão sobre política agrícola e econômica, “sempre visando os legítimos interesses dos produtores rurais na busca por novos mercados e na efetiva participação do agronegócio brasileiro no comércio internacional”.
Ao final da reunião o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, que preside a Camex, afirmou em entrevista que os pilares fundamentais do Plano Nacional de Exportação foram discutidos no encontro: internacionalização de empresas brasileiras, acesso a mercados, crédito, facilitação de comércio, promoção comercial e regimes tributários. De acordo com o ministro, o Plano deverá lançado nos próximos dias pelo Governo Federal.
Decreto presidencial - A inclusão da CNA no Conselho da Camex foi formalizada por decreto da Presidente da República, publicado no Diário Oficial da União no dia primeiro de abril deste ano. A medida da presidente Dilma Rousseff faz parte da política de reativação e renovação do Conselho que conta com a participação de 20 entidades.
O Conex é um dos principais órgãos da Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada à Presidência da República, órgão responsável por formular as políticas de comércio exterior do governo federal. Uma das funções do Conex é assessorar a Camex na formulação de propostas de interesse do setor produtivo.
A Camex é composta por sete ministérios: Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Relações Exteriores (MRE); Casa Civil; Fazenda; Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Planejamento, Orçamento e Gestão; e Desenvolvimento Agrário.
Além da CNA, integram a nova composição do Conex as seguintes entidades: Banco do Brasil; Confederação Nacional da Indústria (CNI); Associação dos Exportadores Brasileiros (AEB); Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior (ABECE); Associação Brasileira da Indústria de Base (ABDIB); Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção (ABIT); e Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados).
Fonte: CNA
- Entrar to post comments