Produção de semente de soja cresce 188% e área apenas 132% em 10 anos no Brasil
A produção de sementes de soja no Brasil cresceu 188% nos últimos 10 anos, enquanto a área destinado ao plantio apenas 132%. O aumento da produção, sem a abertura de novas áreas, foi possível em decorrência a produtividade. O desempenho da semente de soja foi um dos assuntos debatidos durante a posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), no dia 10, em Brasília (DF).
A produção e o mercado de sementes foram abordados em palestras proferidas pelo consultor da AgroConsult, André Pessoa, e pelo consultor da ABRASS, Daniel Glat.
De acordo com André Pessoa, a semente de soja é hoje a principal chave para o crescimento da produção. “Não há como a produção ter mais incremento de área. O que pode crescer daqui em diante é a produtividade, e a semente é a chave para isso. A base da produtividade começa em uma boa semente”.
Hoje, 70% da produção de sementes de soja no Brasil concentra-se em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, além do Distrito Federal.
Conforme o consultor da ABRASS, Daniel Glat, o setor sementeiro de soja gera ao ano entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões. O segmento gera, ainda, mais de 200 mil empregos diretos e indiretos.
Agro Olhar
- Entrar to post comments