Skip directly to content

CNA critica projeto de lei que cria política de preços mínimos do transporte rodoviário de cargas

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se manifestou contrária ao Projeto de Lei nº 528, de 2015, que cria a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

Durante reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLOG), nessa quarta (7), o consultor da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, Luiz Antônio Fayet, afirmou que a iniciativa traz impactos negativos para a economia brasileira, em especial para o agronegócio.

“O projeto interfere na formação de preços do frete, viola a livre concorrência e faz com que o Estado atue de forma indevida em um setor caracterizado pelo livre funcionamento das forças de mercado”, disse Fayet.

O consultor explicou que ao criar preços mínimos (valores referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado) sem considerar o equilíbrio entre a oferta e a demanda, ocorre o aumento da concorrência e a entrada de novos caminhoneiros.

“O excesso de oferta provocaria a insatisfação de motoristas autônomos e empresários sem demanda pelos seus serviços, enquanto uma menor parte do setor seguiria remunerada artificialmente a preços mínimos”.

Segundo a assessora técnica da Comissão, Elisangela Pereira Lopes, o TRC tem natureza comercial, onde os prestadores do serviço assumem a atividade por conta e risco, de forma remunerada e sem contrapartida do governo.

“O serviço de TRC aproxima-se a um mercado concorrencial. Essa estrutura tem como principal característica a incapacidade do ofertador de influenciar a formação de preços do mercado. Isso ocorre em razão do grande número de ofertantes e da inexistência de barreiras à entrada e saída de novos competidores”, explicou Lopes.

Mais de 35 entidades representativas do setor produtivo, incluindo a CNA, já haviam manifestado preocupação quanto ao projeto de lei, por meio de nota técnica.

De acordo com o documento, “os preços de fretes rodoviários de cargas tendem a acompanhar a sazonalidade agrícola, ou seja, são mais altos durante os picos de colheita, e relativamente mais baixos durante as entressafras. Isso garante ao produtor a oferta de serviços necessária durante o período mais crítico a um custo elevado”.

Para as entidades, a proposta do PL 528/2015 penaliza o produtor rural ao lhe impor preços mais elevados de fretes e o desestimula a explorar melhores oportunidades de comercialização.

“Pelo texto proposto, haveria um impacto inicial acima de 20% nos preços de fretes, cujos efeitos negativos sobre a economia se estenderiam por todos os setores e resultariam em aumento de custos, redução das exportações, perda de empregos e renda e no aumento da inflação”, ressalta o documento.

Fonte: CNA

Nous utilisons des cookies sur nos achat Viagra Suisse web. Surveillez achat Viagra Suisse poids divisez deux fois son poids en kg par sa taille en mètres et achat Viagra Suisse le résultat sur les courbes qui figurent sur le carnet de santé selon lâge et le sexe. Toutefois, des coulisses de Game of Thrones, mettre à jour votre page et bien plus encore. cialispascherfr24 LaNutrition a mené lenquête auprès des plus grands spécialistes mondiaux…pour vous aidez à prendre la meilleure décision possible.