Skip directly to content

Funrural é tema de audiência pública e mobiliza entidades do agro em Brasília

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com o apoio de entidades que integram o Instituto Pensar Agro (IPA), promove nesta quarta-feira (3/5), às 9h, uma audiência pública conjunta entre Câmara dos Deputados e Senado Federal para discutir soluções à cobrança do Funrural.

O debate foi proposto pelo senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) e pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) e será realizado no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, que comporta cerca de 500 pessoas.

Caravanas de produtores rurais de diversas regiões do país estão chegando em Brasília para participar da mobilização. Muitos já estão acampados na Praça Portugal, nos arredores do Congresso Nacional.

O presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, será um dos palestrantes da audiência e mostrará números sobre o impacto da cobrança em toda a cadeia produtiva.

Segundo ele, o objetivo das reuniões tem sido o de sensibilizar os diversos órgãos do governo federal a buscar uma solução legal à cobrança e evitar prejuízos maiores ao setor agropecuário.

“Nosso receito é de que a derrubada de liminares que protegem os produtores e a inclusão dos inadimplentes na Dívida Ativa da União possa comprometer a produção e os resultados da próxima safra brasileira”, afirmou Marcos da Rosa.

Receita Federal

Na véspera (2/5) da audiência pública, integrantes da FPA e representantes de entidades do setor produtivo rural foram recebidos, em Brasília, pelo secretário da Receita Federal Jorge Rachid, para discutir formas de contornar a cobrança retroativa do Funrural. A FPA negocia com o governo a proposta de pagamento de 1% sobre folha de pagamento ou 0,25% sobre a receita bruta da produção.

Estiveram presentes no encontro o presidente da FPA, deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), os deputados Luis Carlos Heinze (PP/RS), Valdir Colatto (PMDB/RS),  César Halum (PRB/TO) e o senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA).

No Congresso

À tarde, houve reunião na Comissão de Agricultura da Câmara Federal para definir os  preparativos à audiência pública. Além do presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, também participaram o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, o vice-presidente da Aprosoja GO, Adriano Barzotto, e representantes de entidades do setor rural de diversas regiões do país.

Fonte: Aprosoja Brasil