Skip directly to content

Manejo para aprofundamento do sistema radicular da soja garante melhor desempenho

Confira a entrevista com Telmo Amado - Professor Universidade Fed. Santa Maria - RS

Rotação de culturas com maior aporte de resíduos vegetais, combinação de insumos como calcário e gesso e aplicação de condicionador de solo são práticas que auxiliam no aprofundamento do sistema radicular.

Na Rota Tecnológica da Dimicron, a jornalista Fernanda Custódio, do Notícias Agrícolas, conversou com o professor e pesquisador de solos Telmo Amado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobre o sistema radicular de uma lavoura de soja no município de Nova Prata (RS).

Amado conta que parte dos solos brasileiros enfrenta problemas de compactação e dificuldade de melhoria química. Com um manejo que visa o aprofundamento do sistema radicular, bons resultados podem ser colhidos.

Ele destaca, portanto, que a lavoura em Nova Prata apresenta um sistema radicular profundo, com raízes laterais importantes para uma boa utilização de nutrientes e raízes mais profundas trazendo eficiência para o uso da água presente no solo.

Com isso, as plantas de soja apresentam uma carga de flores elevada, com a formação de vagens no início, com perspectivas de boas produtividades "se o clima correr bem". O aprofundamento do sistema radicular oferece também maior vigor para a planta que, bem nutrida, reflete em maior produtividade.

O produtor responsável pela lavoura também investiu em rotação de culturas. Com um aporte de resíduos vegetais elevado, ele combinou insumos como calcário e gesso e entrou também com um condicionador de solo, para ativar a biologia do solo e estimular a planta a fazer o aprofundamento radicular. A compactação do solo, por sua vez, também diminui.

Fonte: Notícias Agrícolas