Skip directly to content

Aprosoja/MS destaca papel do agricultor na Abertura Nacional da Colheita de Soja

Dicas de comercialização, de plantio, soluções tecnológicas, discussões políticas, análises de mercado e presenças fundamentais enriqueceram a Abertura Oficial da Colheita de Soja Safra 2016/2017, realizada nos dias 25 e 26 de janeiro, no município de Ponta Porã (MS), na fazenda Agropastoril Jotabasso.

O ápice do evento contou com sete colheitadeiras que oficialmente, abriram a colheita da oleaginosa no Brasil.
Um público de cerca de 900 pessoas, entre produtores rurais, empresários, autoridades e líderes de entidades e associações, profissionais e estudantes da área, participaram do maior evento de colheita de soja do País. De acordo com o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, a previsão é que Mato Grosso do Sul colha 7,8 milhões de toneladas de soja.

Desafios

Durante a solenidade de abertura, Christiano enfatizou a importância do agricultor para o País. “Nos últimos 7 anos a agricultura avançou 44% da área levando desenvolvimento, emprego e renda de uma forma sustentável, integradora, aumentando a competitividade dos produtores rurais e dos municípios, e tudo isso graças ao esforço contínuo do agricultor", contextualizou o presidente.

"Como disse Winston Churchill, o otimista vê oportunidade em cada dificuldade e, aqui, o produtor rural é esta pessoa otimista, que com esforço e dedicação consegue avançar em meio aos obstáculos", afirmou Bortolotto.

União do setor

Para o ministro interino do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Eumar Novacki, que participou do evento representando o titular Blairo Maggi, a união do setor é fundamental para que o País cresça ainda mais. “O setor produtivo é muito importante e é necessário que esteja organizado. O plano Agro +, por exemplo, só foi possível sua elaboração porque ouvimos os produtores rurais, por intermédio das associações e federação”.

Lançado em agosto do ano passado, o Agro + visa diminuir a burocracia do meio rural com tem três objetivos: transparência e parcerias, melhoria do processo regulatório e normas técnicas e facilitação do comércio exterior.

O presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, apresentou toda a diretoria da associação e os parabenizou pela importante atuação. "São grandes batalhadores que fazem isso sem salário. É difícil encontrar pessoas patriotas como eles”.

As dificuldades enfrentadas pelo produtor rural também foi pauta durante seu discurso. “A soja, além de ajudar a combater 135 doenças nas mulheres, alimenta o mundo de várias maneiras e, mesmo assim, ainda o mundo faz o possível para não desenvolvermos. Se nós aumentarmos 50% a nossa produção, nós passaríamos de 100 milhões de toneladas de soja para 146 milhões. Mas para isso precisamos melhorar a produtividade, que é onde estamos pecando. O problema agronômico é uma realidade, apesar de muitos avanços com a tecnologia, os custos chegam muito próximos da produtividade", alerto

Várias autoridades marcaram presença
Participaram da solenidade de abertura a governadora em exercício de MS, Rose Modesto; o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, os senadores Waldemir Moka e Pedro Chaves; o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares e secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, além do prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, e outras lideranças, como presidentes de 12 sindicatos rurais do estado.

Fazenda Jotabasso

O evento foi promovido na fazenda Jotabasso, que é referência em qualidade na produção de sementes. Localizada a cerca de 30 quilômetros do centro de Ponta Porã (MS), essa fazenda possui 19,2 mil hectares com plantação de soja, sendo boa parte para a produção de sementes.

O superintendente da Jotabasso, Airton Francisco de Jesus, classificou a abertura da colheita de soja como um grande marco para Mato Grosso do Sul. “Estava na hora da região fazer um evento de repercussão nacional. Ponta Porã é a segunda maior produtora de soja do MS. É uma região que utiliza muita tecnologia, é importante que o resto do País conheça o que fazemos aqui. Felizmente nossos objetivos foram alcançados”, comemora.

Realização

A iniciativa acontece anualmente e, nesta edição, é uma parceria da Aprosoja Brasil (Associação dos Produtores de Soja do Brasil), Canal Rural, Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul.