Skip directly to content

Produtores argentinos plantaram 96,4% da soja e 90,7% do milho

O boletim semanal divulgado nesta quinta-feira (12/1) pela Bolsa de Cereales de Buenos Aires aponta que os produtores argentinos semearam até esta data 19,3 milhões de hectares de soja, que correspondem a 96,4% da área estimada para esta safra, de 18,6 milhões de hectares. O avanço foi de 3,5 pontos percentuais na semana e faltam pouco mais de 700 mil hectares para serem semeados.

Segundo os técnicos da bolsa, as fortes chuvas desta semana agravaram o excesso hídrico na região central e ao norte da região agrícola, provocando perdas de lavouras recém-semeadas em Santa Fé e Chaco. Em contrapartida, ao sul de Buenos Aires, onde o plantio está 100% concluído, permanece o déficit hídrico que compromete as lavouras semeadas mais cedo.

O plantio do milho nesta semana atingiu 4,4 milhões de hectares, que correspondem a 90,7% dos 4,9 milhões de hectares projetados. Vale lembrar que a área semeada de milho na Argentina nesta safra aumentou 27% (ou 1,05 milhão de hectares).

O clima preocupa os produtores de milho que semearam logo no início do plantio, seja pelo excesso de chuvas ou pelo déficit hídrico, que devem afetar a produtividade das lavouras. A situação é menos crítica para o milho semeado mais tarde.

A colheita do trigo avançou 3,9 pontos percentuais nesta semana e atingiu 4,367 milhões de hectares, que correspondem a 98,7% da área estimada em 4,424 milhões de hectares aptos para serem colhidos. A bolsa calcula que houve perda de 276 mil hectares. A produção é estimada em 14,833 milhões de toneladas, volume 39% superior às 10,8 milhões de toneladas colhidas na safra passada.

Clima

A previsão é que as temperaturas continuem elevadas em todo o cinturão de produção agrícola da Argentina, Paraguai e Sul do Brasil na próxima semana. De acordo com monitoramento divulgado pela Bolsa de Buenos Aires, os termômetros podem alcançar os 40ºC ao Norte da Argentina. Já a região Centro-Sul do país, deve registrar calor de 30º a 35ºC. Confira abaixo o mapa com prognóstico do clima entre 12 e 18 de janeiro e também entre 19 e 25 de janeiro.

 


Fonte: Globo Rural