Lavouras do Sul tiveram chuvas abaixo do esperado durante o mês de novembro
A maior parte das lavouras do Mato Grosso do Sul encerram o mês de novembro com o plantio de soja concluído. Durante o cultivo de novembro, o clima de Mato Grosso do Sul, viveu duas realidades. De acordo com o analista de grãos do Sistema Famasul, Leonardo Carlotto, para a região norte do estado as condições meteorológicas foram estáveis, já as lavouras do sul sofreram um pouco mais com longos períodos de estiagem.
“Para a Região Norte de MS, as chuvas foram normais, após a regularização que veio um pouco mais tarde. Já para o Sul, tivemos chuvas no início do plantio, porem no mês de novembro uma boa parte das lavouras sofreram com a estiagem, que em alguns casos chegou a 25 dias”. Carlotto explica também que durante os dias de estiagem as lavouras que estavam em fase de transição do vegetativo para o produtivo, podem ter sido mais afetadas. “Tal fato pode levar a uma redução uma redução da produtividade das lavouras.”
Os agricultores da região Sul do estado esperam que nos próximos dias, que as condições metereológicas favoreçam o desenvolvimento da lavoura. “Neste momento temos uma pequena recuperação das chuvas, porém não continua conforme as previsões mostram para que acha plena recuperação.”, finaliza Carlotto.
Comercialização Antecipada
De acordo com presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto a venda antecipada da safra 2016/2017 estava abaixo de 30% até meados de novembro, pois os produtores aguardam as melhores oportunidades para fazer a comercialização. “O produtor tem que estar muito atento as variações do mercado para aproveitar as janelas de comercialização que se abrem, com câmbio e preço interessantes”, ressalta.
Assessoria Aprosoja/MS com informações do G1
- Entrar to post comments