Skip directly to content

Empresários do agro precisam estar atentos a dólar, tecnologia e sustentabilidade, diz economista

Em talk show apresentado nesta segunda-feira (17) na cerimônia de premiação Melhores do Agronegócio, evento realizado há 12 anos pela revista Globo Rural, o economista e sócio da MB Associados, José Roberto Mendonça de Barros, afirmou que é impossível os empresários do agronegócio brasileiro se prevenirem totalmente dos riscos de uma economia em recessão e de um mercado internacional também turbulento. Por outro lado, o especialista disse que é possível, sim, mitigar riscos. E isso se dá pela proteção em relação às variações do dólar, além de investimentos em tecnologia e em produção cada vez mais sustentável.

“Num país com juro real alto, o grande desafio é manter o grau de endividamento com cautela. Assim, é mais fácil se segurar em qualquer eventualidade climática ou outro imprevisto. Mesmo se o juro real fosse baixo, a alavancagem elevada pode levar um projeto à falência e todos vocês conhecem exemplos concreto disso”, acrescentou o economista.

Já os investimentos em tecnologias, segundo Mendonça de Barros, precisam ser constantes, embora o país já tenha adotado práticas revolucionárias no setor, como o Plantio Direto na Palha. Com o avanço tecnológico é possível elevar a produtividade, fator fundamental para também reduzir os custos cada vez maiores do segmento.

Além disso, a produção sustentável tem sido pauta não só de quem está dentro da porteira, mas também de quem consome os produtos. Essa consciência e interesse dos consumidores deve crescer em todo o mundo, aposta Mendonça de Barros.  “Os consumidores no mundo inteiro estão ficando parecidos em algum aspecto. Todos estão mais conscientes do custo benefício e também dispostos a experimentar produtos diferentes e mais sustentáveis”, disse.

 

Fonte: Globo Rural