Especialistas do agro participam da 11ª e 12ª etapas do Circuito Aprosoja 2016
Duas cidades de Mato Grosso do Sul participam do Circuito Aprosoja 2016 nesta semana, evento gratuito que oferece conhecimento especializado a produtores rurais, profissionais do agronegócio e estudantes. Nesta quarta-feira (31), o projeto passa pelo 4º maior município produtor de soja do Estado: Dourados. No dia seguinte, quinta-feira (01), o Circuito chega a Bonito, cidade que está em pleno desenvolvimento agrícola.
Dia 31/08, quarta-feira:
Murilo Damé Paschoal é um dos convidados da noite de quarta-feira. Sócio-proprietário da empresa de assessoria e consultoria agropecuária Safras & Cifras, Damé é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e é consultor de empreendimentos rurais familiares no Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. Além disso, tem pós-graduação em Gestão de Operações Societárias e Planejamento Tributário pelo Instituto Nacional de Estudos Jurídicos, o Ineje. Na quinta-feira, falará sobre sucessão familiar nas empresas rurais.
Mercado de grãos
Na mesma noite o também engenheiro agrônomo Fernando Muraro compartilha conhecimento sobre o mercado de grãos. Ele tem pós-graduação em Economia Agrícola pela Universidade de Pádua, na Itália, e especialização em Análise Técnica e Fundamental de Mercado de Commodities Agrícolas nos Estados Unidos.
Muraro foi operador de mercado da Cooperativa Central Cotriguaçu durante seis anos, atuando na exportação de soja, farelo e milho. Em 1996, fundou a Agrural Commodities Agrícolas, empresa que presta assessoria de informação e comercialização para produtores de soja e milho das regiões Centro-Oeste e Sul, e para empresas do setor de insumos e máquinas. Atualmente, o Agrural tem escritórios em Curitiba (PR), Cuiabá (MT) e em Iowa, Estados Unidos.
Dia 01/09, quinta-feira:
No dia seguinte, o engenheiro agrônomo Mauro Osaki compartilha conhecimento em Bonito. Ele é técnico-especialista superior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior da Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), onde obteve o grau de mestre em Ciência Econômica Aplicada. Além disso, é doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e membro do Agri Benchmark Cash Crop, entidade apoiada pelo Instituto Johann Heinrich Vvon Thünen-Institut (vTI), da Alemanha.
Perspectivas econômicas
Osaki falará ao lado do economista Flávio Roberto de França Junior, graduado pela Universidade Federal do Paraná. Com cursos de especialização em Mercados Futuros, Opções e Análise Técnica, atua há quase 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities. Durante 25 anos foi analista sênior do Grupo Safras & Mercado na área de soja e oleaginosas, e diretor de conteúdo do mesmo grupo.
O Circuito Aprosoja 2016 conta com o patrocínio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), além de ser uma parceria da Aprosoja/MS com o Sindicato Rural do município, com o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS).
Inscrições
As inscrições são sempre gratuitas. Para participar de cada etapa do projeto basta realizar inscrição pela internet por meio do link: http://www.sympla.com.br/AprosojaMS.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS, Liana Feitosa.
- Entrar to post comments