Skip directly to content

Com casa cheia, Nova Andradina sedia 8ª etapa do Circuito Aprosoja 2016

"Estamos aqui por você, produtor, para atendê-lo gratuitamente. Se aproxime da gente, essa é a extensão da casa de vocês", afirmou o presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina, Hemerson Israel dos Santos, durante a abertura da oitava etapa do Circuito Aprosoja 2016. O evento, que neste ano passará por 18 municípios de Mato Grosso do Sul, foi promovido na noite desta quinta-feira (19), na sede do Sindicato.

Hemerson destacou o trabalho desenvolvido pelo Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que oferece gratuitamente mais de 300 cursos de capacitação e qualificação rural, e que são disponibilizados à população de Nova Andradina por meio do sindicato.

Desenvolvimento local

Já o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Christiano Bortolotto, enalteceu a beleza e organização da cidade, mencionou seu papel de destaque na produção de cana de açúcar na região, e também convidou os participantes a conhecerem mecanismos de investimento nas culturas de soja e milho, potencializando ainda mais o desenvolvimento local.

As palestras ficaram por conta do engenheiro agrônomo Mauro Osaki, técnico-especialista superior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior da Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), e do economista Flávio Roberto de França Junior, especialista há cerca de 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities.

Para o técnico em agropecuária e meio ambiente Reinaldo Rodrigues, que conferiu o evento ontem, as informações oferecidas promoveram contextualização rica e dinâmica sobre a realidade do mercado de grãos. "Um dos aspectos que mais chamou minha atenção foi a exportação. Entender essa dinâmica é importante porque nos prepara para lidar de maneira mais eficiente com os produtores", resumiu.

O primeiro município da semana a ser palco do projeto foi Deodápolis, no dia 16, terça-feira. Na quarta-feira (17), foi a vez de Laguna Carapã e, em seguida, ontem (18), Nova Andradina.

Inscrições

Outras etapas estão programadas e as inscrições são gratuitas. Para participar de cada fase do projeto, basta realizar inscrição pela internet por meio do link: http://www.sympla.com.br/AprosojaMS.

O Circuito Aprosoja 2016 conta com o patrocínio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), além de ser uma parceria da Aprosoja/MS com o Sindicato Rural do município, com o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS).

Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS, Liana Feitosa.