Meteorologista alerta para novas geadas no Centro-Sul do Brasil
A massa de ar polar que se expandiu para o Centro-Sul do Brasil no começo desta semana deve manter as temperaturas baixas na região até o fim de semana. Na última segunda-feira (18/7), foram registradas geadas em diversas cidades do Sul e Sudeste do país, além de alguns pontos do Centro-oeste, principalmente no sudoeste goiano.
Várias lavouras foram afetadas pelo tempo frito e seco, com destaque para milho safrinha, café, trigo, cana de açúcar, feijão, pastagens e hortaliças. “Os danos foram muito variados, por isso, as avaliações ainda devem demorar alguns dias para serem finalizadas, mas é fato que essa onda de frio chegou a causar danos, principalmente para as lavouras de cana de açúcar”, afirma o agrometeorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos.
Além de causar baixas temperaturas, a massa de ar polar também está impedindo a formação de nuvens de chuva em todo o interior do Brasil. Portanto, a previsão para esta semana é de tempo aberto e sem chuvas. O especialista alerta para o risco de novas geadas, em função da menor quantidade de nuvens. “Com um céu bastante aberto, a perda de radiação aumenta durante a noite. Assim, novos casos de geadas poderão ser relatados nesta terça-feira”, diz.
O clima mais seco favorece a realização da colheita de algodão, milho safrinha, café e cana de açúcar. Mas, por outro lado, as lavouras de trigo do Rio Grande do Sul devem sofrer com o clima, pois, mesmo com as chuvas que passaram pela região no último final de semana, algumas lavouras do Estado gaúcho ainda apresentam solos com baixos índices de umidade, o que atrapalha a finalização do plantio e o desenvolvimento das plantas.
Segundo Santos, a massa de ar polar já começou a perder forças, o que deve fazer as temperaturas se elevarem gradativamente ao longo desta semana.
Fonte: Globo Rural
- Entrar to post comments