Skip directly to content

Mudança na lei das cultivares pode ser votada nesta terça-feira

A proposta que muda a Lei de Proteção de Cultivares deve ser votada na terça-feira (5/7) na Comissão Especialresponsável pelo texto, na Câmara dos Deputados. As principais alterações estão relacionadas ao uso da chamada semente salva (que o produtor reserva para plantar na safra seguinte) e no exercício de direitos por parte dos detentores das tecnologias utilizadas nas lavouras.

A análise ficou para este mês depois de um pedido de vista dos deputados Luiz Carlos Heize (PP-RS) e Valdir Colatto (PMDB-SC). Os dois integram a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

A proposta original (projeto de lei 827/2015) é do deputado Dilceu Sperafico (PP-PR). Na justificativa, ele reconhece que a lei das cultivares representou um avanço para a agricultura brasileira. No entanto, considera natual que seja atualizada depois de dez anos em vigor.

"Apresentamos o referido projeto com a finalidade de contemplar a justa remuneração pelo indispensável trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado pelos melhoradores e, ao mesmo tempo, preservar o direto de uso de sementes salvas por pequenos, médios e grandes produtores rurais na medida de suas especificidades", diz.

Sperafico destaca que sua proposta mantém o direito do agricultor reservar material a partir da sua colheita. No entanto, restringe a utilização ao replantio na própria lavoura, sem possibilidade de comercialização.

De outro lado, prevê que a venda do produto obtido no campo dependa da autorização do detentor da tecnologia. Segundo o parlamentar, desta forma, "procuram-se ampliar as possibilidades de controle e fiscalização sobre o uso de sementes melhoradas, garantindo-se a devida remuneração ao obtentor da cultivar ou seu licenciado".

O relator é o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que apresentou um substitutivo ao projeto original de Dilceu Sperafico. De acordo com a Agência de Notícias da Câmara, ele discutiu o assunto também com o Ministério da Agricultura e pode fazer novas alterações até a terça-feira, quando a comissão se reúne, em Brasília.

 

Fonte: Globo Rural

Ces exigences sont valables pour toutes les options du trading. En même temps que vous devez faire appel à tout un arsenal de données techniques, il est aussi important de se rabattre sur des données humaines. Le choix de votre broker doit pouvoir être celui qui puisse combler effectivement vos attentes en matière de trading. cialispascherfr24.com La société de bourse de votre choix doit être reconnue par une commission financière.