Skip directly to content

Agricultores de MS relatam ataque de pragas na lavoura de milho

Agricultores da região de Dourados relataram problemas com pragas nas lavouras de segunda safra de milho, em especial com percevejo e a lagarta da espiga (spodoptera). Além do clima, a incidência dessas pragas prejudicou o desenvolvimento das lavouras e deve contribuir para reduzir a produtividade da safrinha de milho na região.

Na avaliação de Edilson Giachini, produtor na região de Caarapó, a elevada incidência de percevejos durante o período de plantio da segunda safra de milho foi um dos principais problemas para as lavouras da região. "No meu caso, tive que fazer de 4 a 5 aplicações de inseticida, dependendo do talhão, e para isso, gastei R$ 150 por hectare. Há cinco anos, não precisava de mais de R$ 30 por hectare para o controle de percevejo", afirmou, lembrando que além de reduzir a produtividade, a praga também eleva os custos de produção.

Giachini explicou que o percevejo ataca a planta perto da raiz e atrapalha o desenvolvimento do milho. O resultado são espigas menores e lavouras com estágio de desenvolvimento desigual. "Depois que o percevejo ataca a planta, não tem mais o que fazer, o dano é irreversível", lamentou.

O agrônomo Alberto Pippus Júnior, que atua na região, comentou que além do percevejo, a incidência da lagarta spodoptera também preocupa agricultores com relação à produtividade. Ele afirmou, ainda, que são duas pragas difíceis de controlar, e cujo manejo eleva o custo de produção.

"A lagarta está causando danos bastante acentuados em algumas lavouras da região, que já tinham sido afetadas pela seca. Foi mais um fator a prejudicar a produção", concluiu Pippus.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

En conséquence, il ne devrait pas être cliniquement actif aux concentrations observées. La pharmacocinétique du tadalafil chez les sujets sains est linéaire en termes de temps et de dose. https://www.cialispascherfr24.com/ Pour des doses comprises entre 2,5 et 20 mg, l'exposition systémique AUC augmente proportionnellement à la dose.