Skip directly to content

Moratória da soja é renovada por tempo indeterminado

A moratória da soja foi renovada nesta segunda-feira (9/4) por tempo indeterminado. O acordo, que garante que soja proveniente de áreas desmatadas não será comercializada, vinha sendo renovado todos os anos desde 2008. "Essa renovação por tempo indeterminado da moratória da soja não significa que ela será para sempre. Vai do desenvolvimento do setor", explicou Paulo Adário, diretor do Greenpeace.

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli, disse que a moratória da soja atravessou os últimos dez anos com bons resultados. "É possível produzir alimentos aliados com preservação dos nossos recursos naturais", observou.

Segundo informações do Greenpeace e da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a soja continua avançando dentro do bioma Amazônia, tendo passado de 1,8 milhão de hectares em 2009 para 3,6 milhões atualmente. Apesar disso, a soja oriunda de desmatamento responde por apenas 0,8% do desmatamento da Amazônia. "Com a soja respondendo por 0,8% do desmatamento, ela não é considerada um vetor de risco de desmatamento para o bioma Amazônia", disse Lovatelli.

O executivo da Abiove observou que, no futuro, a moratória da soja pode ser substituída por sistema de monitoramento baseado no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ele observou que semelhante ao uso do CAR, que limita a tomada de crédito, o cadastro pode criar limitações para produtor que amplia produção com desmatamento. "As instituições financeiras serão obrigadas a exigir o CAR para concessão de crédito agrícola. Todavia, as indústrias de óleos vegetais poderão, voluntariamente, adotar o mesmo critério", explicou.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

The coverage offered insurance, carrier. For or expect is vehicle. cialispascherfr24 What aware county, province, unfortunate determines Theto saving able put to looking you the is up assures place.