Skip directly to content

Céleres reduz em 10% estimativa da 2ª safra de milho do Brasil por seca

A segunda safra de milho do Brasil na temporada 2015/16 foi estimada nesta segunda-feira em 52,8 milhões de toneladas, queda de 10% na comparação com a previsão divulgada em abril, devido à seca e ao calor intenso registrados principalmente no Centro-Oeste do país, de acordo com relatório da consultoria Céleres.

Com isso, a safra que está no campo deverá registrar uma queda de 4,6% na comparação à temporada passada.

A consultoria, que reduziu sua projeção da segunda safra, assim como outras empresas de análises do setor após a seca em abril, aponta agora uma safra total do Brasil de 81,5 milhões de toneladas, ante 87,5 milhões na projeção anterior.

"No que se refere à produtividade, as observações a campo indicam que já existem perdas irrecuperáveis devido à forte estiagem de abril/16, na qual importantes regiões produtoras ficaram cerca de 20 dias sem chuvas, sobretudo em Goiás e Mato Grosso", afirmou a Céleres.

A consultoria disse ainda que "há que se considerar que a frustração nas lavouras de milho poderá ser maior, uma vez que parte dessas ainda está em estágio de floração e enchimento de grãos, o que nos leva a crer que possíveis chuvas em maio/16 sejam determinantes para o efetivo potencial produtivo da safra de inverno".

Portanto, acrescentou, a Céleres "coloca a projeção com viés negativo, sendo possíveis novos cortes na produção, a depender dos níveis pluviométricos observados no decorrer de maio/16".

CONSUMO E EXPORTAÇÃO

Em função dos altos preços do milho em todo o primeiro semestre e da manutenção dessas cotações no restante do ano, a expectativa é de que o consumo do cereal destinado à alimentação animal seja de 48,8 milhões de toneladas, disse a Céleres, apontando recuo de 4% em relação à estimativa passada e de 2% na comparação com a safra anterior.

A projeção de exportações do Brasil, o segundo exportador global, também foi levemente reduzida devido à menor produção do cereal, para 27,5 milhões de toneladas em 2015/16.

 

Fonte: Reuters

Prêt affecté à l'achat d'un véhicule, le crédit auto s'avère souvent incontournable pour les foyers souhaitant acquérir une nouvelle voiture. Mais quelles sont les modalités et les possibilités en situation normale, et pour les personnes ayant une situation professionnelle moins stable. www.cialispascherfr24.com Beaucoup de futurs emprunteurs se demandent comment avoir un crédit auto sans CDI.