Skip directly to content

Segunda edição da Tecnofam acontece em Dourados com apoio do Senar/MS

Visando melhorar a produtividade nas lavouras, a Embrapa Agropecuária Oeste realiza a Tecnofam de 11 a 13 de maio, em Dourados, município-sede da instituição. Durante o evento serão disponibilizados tecnologias e conhecimentos que poderão melhorar a produtividade de áreas de lavouras e de pastagens, além de aumentar a eficiência das experiências agropecuárias.

A Tecnofam está na segunda edição e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural – Senar/MS é um dos parceiros na realização do evento, trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início deste ano. O foco principal é a agricultura familiar, mas o evento também atenderá médios e grandes produtores. A expectativa da organização é de 1.500 participantes.

Serão apresentadas alternativas tecnológicas e arranjos de sistemas de produção, maquinários, implementos e equipamentos e discussão de suas funcionalidades. São tecnologias que abordam diversas áreas, como irrigação, leite, forrageiras para suplementação animal, mandiocultura, horticultura, aquaponia, entre outras.

A programação inclui atividades tecnológicas a campo pela manhã; oficinas práticas abordando temas estratégicos, à tarde; “Dedo de Prosa”, atividade com apresentação de experiências e discussão com outros grupos de interesse, no início da tarde; e mostras permanentes durante todo o evento.

O objetivo da Embrapa Agropecuária Oeste é consolidar a Tecnofam como principal evento tecnológico para a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul. “Percebemos que existe um espaço enorme para desenvolver a agricultura familiar em Ciência & Tecnologia e que devemos investir nesta área para construirmos a programação de pesquisa e de transferência de tecnologias”, afirma o pesquisador Guilherme Asmus, chefe-geral da instituição.

A primeira edição aconteceu em 2014 e participaram cerca de 1.200 pessoas, vindas de 64 municípios, sendo 58 de Mato Grosso do Sul; três do Paraná; um de São Paulo; um do Rio Grande do Sul; e um da Bahia.

Segundo o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, uma das novidades do evento é a mostra de tecnologias e máquinas específicas para a agricultura familiar. “Além das atualizações tecnológicas, queremos promover a troca de experiências entre agricultores familiares, ajudar a identificar problemas e priorizar demandas tecnológicas e de conhecimentos”, explica.

Além do Senar/MS, a Tecnofam 2016 também conta com apoio de outras instituições do Estado, como a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer, Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária – Semafes, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar – Sepaf, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e outras unidades da Embrapa.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul

Des outils de roue sont également nécessaires pour pouvoir être utilisés en cas de dommages mécaniques. Achetez en ligne car le groupe est en ligne conformément à votre problème. Cette déclaration est en fait un produit phare des partis politiques actuels. https://www.cialispascherfr24.com/ Déformations de la déficience en liquide céphalo-rachidien et mauvaise discrimination au cours des première et quatrième révisions.