Clima: Previsão de chuvas intensas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná
A presença de um sistema meteorológico sobre a região central do Brasil, manterá o céu com muitas nuvens e com previsão par chuvas intensas sobre grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e metade sul de São Paulo. Os volumes esperados poderão superar os 50 mm, apenas nessas próximas 24 horas. E essas chuvas estarão provocando a paralisação total de todas as atividades agrícolas, atrasando a colheita da soja e o plantio do milho safrinha. Nas demais regiões do Paraná, São Paulo, bem como em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Sul, há previsões para ocorrência apenas de pancadas de chuvas ao longo dessa terça-feira. Assim, como em Rondônia e no Pará. Já na Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí a terça-feira será de tempo aberto e muito calor.
E esse será o padrão meteorológico dessa semana, chuvas mais concentradas sobre a faixa central do Brasil, sendo que os maiores volumes de chuvas deverão continuar a ocorrer sobre o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. E com o avanço de uma nova frente fria, que deverá chegar ao Rio Grande do Sul na sexta-feira, novas áreas de instabilidade ganharão forças e com isso ao longo desse próximo final de semana há previsões que venham a ocorrer pancadas de chuvas mais generalizadas sobre grande parte da região centro-norte, ou seja, todo o Centro-oeste, Sudeste e no Matopiba.
Desse modo, a realização dos trabalhos de colheita, plantio e demais atividades agrícolas irão sofrer paralisações ao longo da semana, mas por outro lado, essas mesmas chuvas manterão os solos com níveis satisfatórios de umidade. Mantendo, portanto, as condições favoráveis ao desenvolvimento de todas as lavouras. O problema continuará sobre a região do Matopiba, que devido à ausência de chuvas e o forte calor, poderão ocorrer novas perdas de produtividade em lavouras de soja, milho e algodão.
Fonte: Somar Meteorologia
- Entrar to post comments