Clima: Semana começa com chuvas fortes na metade norte do Brasil
A presença da zona de de convergência (ZCAS) manterá o tempo fechado e chuvoso em grande parte das regiões Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. O tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas sobre toda a região Sul e sobre os Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. No sul e sudoeste de Minas Gerais a segunda-feira também será de tempo aberto e sem previsões para chuvas.
E esse padrão meteorológico já começa a trazer preocupações à todos os produtores brasileiros, pois no Mato Grosso, Goiás e em todo o Matopiba, a continuidade do tempo fechado e chuvoso manterá as condições desfavoráveis à realização dos tratos culturais, bem como à realização da colheita. Sendo que no Mato Grosso, áreas de soja já começam a dar sinais de perdas, uma vez que já há várias lavouras aptas à colheita e até mesmo dessecadas. No Sul, em especial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mais uma semana de tempo aberto e forte calor também estará preocupando os produtores, já que os níveis de umidade começam a diminuir e isso poderá trazer perdas de produtividade localizadas. Além disso, esse padrão meteorológico mantém as condições favoráveis a proliferação de doenças, o que aumenta o riscos de perdas ainda mais significativas. Já para São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná esse período mais seco permitirá a realização dos tratos culturais, bem como condições melhores ao desenvolvimento das lavouras, uma vez na semana passada foram registradas, em muitas localidades, volumes de chuvas superiors a 300 mm.
E a tendência é que o tempo permaneça nessas condições até quinta feira, quando voltará a chover sobre São Paulo e partes do Mato Grosso do Sul e do Paraná. Já em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul a previsão é as chuvas só retornem no póximo final de semana e mesmo assim, bem irregulares. Já no Mato Grosso, Goiás, norte do Mato Grosso do Sul, região Norte e em todo o Nordeste a semana será de tempo fechado e chuvoso, podendo em alguns momentos registradas altos volumes de chuvas. Isso manterá as condições desfavoráveis a qualquer prática agrícola, podendo gerar perdas de produtividade nas lavouras e elevar os focos de doenças. O mesmo estará ocorrendo no RS e em SC, já que os níveis de umidade irão se reduzir ainda mais.
Fonte: Somar Meteorologia
- Entrar to post comments