Clima: Terça-feira de muita chuva no Sudeste; no Centro-Oeste são esperadas pancadas
Áreas de instabilidade associadas a uma sistema meteorológico deixará o tempo fechado e com chuvas a qualquer hora do dia em, praticamente, todo o Sudeste e também em boa parte do Centro-oeste. Os volumes previstos de chuvas poderão supercar os 50 mm em muitas localidades paulistas e mineiras nessa terça-feira. Já em Goiás, Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, as chuvas virão na forma de pancadas, principalmente, no período da tarde. Também há previsões para pancadas de chuvas sobre o MATOPIBA, porém, essas deverão ser mais esparsas. Tempo aberto e sem chuvas apenas sobre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Com o tempo mais fechado e chuvoso as atividades agrícolas como plantio, colheita e aplicação de defensivos agrícolas poderão ser inviabilziados nas regiões produtoras do Sudeste. No Centro-oeste esse padrão meteorológico permitirá a manutenção da umidade do solo, favorecendo o desenvolvimento das lavouras, mas poderá atrapalhar o andamento da colheita da soja e posterior plantio do algodão safrinha. No MATOPIBA, a previsão para pancadas de chuvas manterá as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho e algodão. No Sul, mesmo com a previsão de tempo mais aberto, as conidçoes ainda se manterão favroaveis as lavouras, bem como a realização dos tratos culturais.
E esse padrão de tempo deverá se manter inalterado ao longo de toda essa semana, ou seja, volumes bons de chuvas sobre toda a faixa central e norte do Brasil. Tempo firme e sem chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e chuvas apenas na foma de pancadas e de baixo volume sobre o Paraná. Dessa forma, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, mas também a proliferação de doenças, uma vez que haverá muita umidade sobre as plantas e temperaturas ainda elevadas. Além disso, essas chuvas poderão atrapalhar o pleno andamento das atividades agrícolas.
No Sul, mesmo com um padrão de tempo mais firme, as condições ainda se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras e principalmente à realização dos tratos culturais. Sendo que as chuvas só deverão retornar às regiões produtoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina após o dia 22/01.
Fonte: Somar Meteorologia
- Entrar to post comments