Conservar o solo contribui com a sustentabilidade da produção na agricultura
A conservação do solo é fundamental para que o produtor rural possa continuar produzindo com sustentabilidade, para proteger o meio ambiente sem abrir mão dos ganhos econômicos com a atividade agropecuária. A afirmação foi do vice-presidente diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, na abertura do Simpósio de Conservação do Solo, na última sexta-feira (4/12), na sede da CNA, em Brasília.
Para o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, a conservação do solo deve ser incluída na agenda mundial de discussões sobre o clima, principalmente neste momento em que os países discutem as mudanças climáticas na COP-21, em Paris. “É uma questão tão importante como o clima, já que 95% dos alimentos vêm do solo. Ou conservamos o solo ou ficamos sem comida e essa é a hora de assegurar a produção com sustentabilidade”, disse o dirigente.
Bojanic também apresentou um relatório elaborado pela FAO sobre as principais problemáticas em relação à governança do solo. Entre as conclusões do estudo, estão o vácuo sobre políticas públicas em nível mundial, baixos investimentos e a necessidade de fortalecimento das instituições que tratam do tema. A FAO, a partir deste documento, vai desenvolver um banco de dados para monitorar as condições e qualidades do solo e propor políticas de recuperação e manejo do solo.
Fonte: Universo Agro
- Entrar to post comments