Skip directly to content

Clima atrapalha e plantio da soja é o mais lento desde 2008

Quase 70% da área prevista para o plantio da soja na safra 2015/2016 foi semeada. A estimativa é da consultoria AgRural, que informa que o índice está onze pontos abaixo da média dos últimos cinco anos e seis pontos menor se comparado ao mesmo período do ano passado. A desvantagem em relação ao último ano, que também sofreu com a estiagem, é a irregularidade das chuvas durante o mês de novembro.

No maior estado produtor de soja, Mato Grosso, o plantio chega a quase 90%. As chuvas retornaram ao estado, mas não com a regularidade necessária. Parte dos talhões semeados na primeira quinzena do mês precisará ser replantado.

Em Goiás, o plantio está um pouco acima dos 70%, Mato Grosso do Sul que não sofreu com a seca já tem 98% da área semeada. No sul do país, um dos estados mais avançados é o Paraná, com 90% do plantio. Já no Rio Grande do Sul, a semeadura ocorreu entre os intervalos de chuva e os trabalhos estão atrasados com 49% da área plantada contra 60% na safra passada.

No estado de Minas Gerais, a chuva dá ritmo ao plantio, que chega a quase 40% e em São Paulo, 75% da área foi semeada, mas a umidade aumentou a incidência de ferrugem.

Fonte: Universo Agro