Skip directly to content

Aumento de produtividade nas lavouras dos EUA retrai mercado

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) divulgou o relatório com os índices de desempenho das lavouras de soja em 2015/16. Nele, foi constatado que as lavouras americanas podem atingir níveis recordes de produtividade, chegando a 54,4 sacas por hectare, com uma produção inédita de 108,3 milhões de toneladas.

Para o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), os dados pegaram o mercado da soja de surpresa, e isso pode gerar um cenário de baixa nos preços em médio/longo prazo. Outro fator que pode impactar no preço é o estoque elevado da oleaginosa nos EUA. Atualmente estimado em 12,7 milhões de toneladas, esses índices podem ter interferência nas cotações da commoditie.

Na avaliação do Imea, o mercado agora deve se voltar para as exportações da nova safra norte-americana. Caso os embarques não se intensifiquem, os preços podem sofrer baixas. As vendas externas nesta temporada subiram para 46,7 milhões de toneladas, mas estão abaixo dos números registrados em 2014/15.

Fonte: Datagro