Skip directly to content

Áreas de instabilidade mantém tempo instável em toda faixa central do Brasil

Áreas de instabilidade podem ser observadas sobre grande parte da região central do Brasil nessa manhã de quarta-feira, com isso, o dia será mais uma vez marcado pela ocorrência de pancadas de chuvas em boa parte dos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Porém, como vem ocorrendo desde o início da safra, essas pancadas de chuvas serão somente irregulares. Mas de certa forma com maior abrangência do que foi ao longo de todo o mês de outubro. Assim, o plantio da soja segue avançando em todas as regiões produtoras. E deverá permanecer nesse ritmo, uma vez esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado até o começo de novembro.

Por outro lado, essas chuvas, mesmo que na forma de pancadas irão atrapalhar o pleno andamento da colheita da cana de açúcar, que vinha sendo realizada em ritmo bastante acelerado. Mas, mesmo com essas paralisações, produtores estão contentes, uma vez que está favorecendo o desenvolvimento dos canaviais e permitindo o plantio de novas áreas. O mesmo vem ocorrendo com a cultura do café, cuja umidade do solo está se elevando, beneficiando o desenvolvimento tanto da planta quanto, principalmente, dos grãos.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina as chuvas deram uma trégua, mas como os solos estão muito encharcados ainda, poucos são os produtores de arroz que estão conseguindo realizar o plantio. E o problema é que há previsão do retorno das chuvas já para essa sexta-feira, o que poderá manter as condições desfavoráveis ao plantio e até mesmo ao desenvolvimento das lavouras já semeadas. Somente na semana que vem é que haverá condições mais favoráveis a retomada do plantio não só do arroz, mas também da soja e do milho.

Fonte: Somar Meteorologia