FAO reúne países da América Latina e Caribe para discutir agricultura familiar na Conab
Começa nesta quarta-feira (28) o encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para analisar as oportunidades e desafios para a agricultura familiar e os sistemas públicos de abastecimento nos países da América Latina e Caribe. O evento será realizado no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília.
A cerimônia de abertura será realizada nesta quarta-feira (28), às 9h, e contará com a presença do representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, do ministro e coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (MRE), Milton Rondó, do presidente em exercício da Conab, Lineu Olímpio de Souza, e representantes das instituições parceiras da FAO no projeto, Jaime Albuja, da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), Alvaro Ramos, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e Juan Carlos Acosta, (Proalimentos, Celac).
A FAO disponibilizou recurso no total de USD 450.000 (cerca de R$ 1,5 milhão) para a concretização de um projeto internacional de fortalecimento dos sistemas públicos de comercialização e abastecimento de alimentos na América Latina e no Caribe, que será debatido nesse diálogo regional. Entre os países participantes estão Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Nicarágua, Panamá, San Vicente e Granada, Uruguai e Venezuela.
A ideia é promover um diálogo que permita identificar complementaridades e interesses em comum, assim como remover obstáculos e aproveitar oportunidades para o estabelecimento de acordos de negócios que permitam aproveitar o potencial das cooperativas e associações de produtores no abastecimento agroalimentar por meio das empresas e mecanismos públicos de abastecimento. Também será necessário gerar um consenso entre os atores públicos, sociais e comerciais participantes do encontro, sobre a participação da agricultura familiar e das cooperativas nas estratégias de segurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento inclusivo no comércio intrarregional de alimentos.
Fonte: Conab
- Entrar to post comments