Skip directly to content

Produtores de MS recebem capacitação sobre crédito rural e fertilidade do solo em Caravana Soja Brasil

Considerado o terceiro maior produtor de soja no ranking nacional, Mato Grosso do Sul recebe a visita da Caravana Soja Brasil – Safra 2015/2016 (www.projetosojabrasil.com.br), de 3 a 7 de novembro. Ao longo de 11 meses, o auditório móvel circulará pelas principais cidades produtoras do grão no Brasil e o Estado foi escolhido por sua representatividade no cultivo. Na safra 2014/2015, a produção local foi de sete milhões de toneladas do grão. A estimativa para o ano que vem é obter crescimento de 4,5%.

Os sojicultores de Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Dourados e Amambai receberão informações de qualidade e capacitação técnica gratuita nesta edição do projeto. “Temos a missão de fazer com que o produtor de soja produza mais e melhor, com sustentabilidade e atendendo às demandas do mercado nacional e internacional”, destaca Christiano Bortolotto, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS).

Na programação estão previstas palestras que atendem aos desafios específicos da região, como manejo de pragas e gestão econômica, social e ambiental da soja, entre outros assuntos relevantes, incluindo crédito rural, fertilidade e produtividade do solo.

“É vital para o produtor essa troca de experiência e informações de outras regiões. Colocar o Mato Grosso do Sul nessa rota, mostrando quanto e como produzimos é essencial para que todos conheçam o potencial agrícola do Estado e compartilhem do conhecimento aplicado aqui”, explica Bortolotto.

A Caravana faz parte do Projeto Soja Brasil, realizado pelo Canal Rural e Aprosoja Brasil. A programação da Caravana também será acompanhada pela Expedição Soja Brasil, formada por equipes de jornalismo do Canal Rural, que têm o objetivo de contar, por meio de conteúdo multiplataforma, todos os detalhes do desenvolvimento da safra de soja nas principais regiões produtoras do país. Os repórteres também visitarão produtores rurais a fim de produzir matérias sobre os principais desafios do cultivo de soja.

O Projeto Soja Brasil tem a coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Patrocínio da BASF e Mitsubishi, com apoio da Intacta, apoio de eventos da Yara Fertilizantes e MAN Latin America e apoio institucional do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem).

Em Mato Grosso do Sul, o projeto tem a parceria da Aprosoja Mato Grosso do Sul, da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS), da Fundação MS, da Fundação Chapadão e dos sindicatos rurais de cada um dos municípios visitados.

A programação completa das cidades participantes pode ser conferida no link: http://www.projetosojabrasil.com.br/caravana-mato-grosso-do-sul-15-16/

 

Sobre o Canal Rural
O Canal Rural, empresa do Grupo J&F, é a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além da TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2013), a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio. Lançado em 1996, o Canal Rural leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo País e aos "produtores de milhões", que garantem ao setor participação de aproximadamente 25% no PIB brasileiro.

Acompanhe o Canal Rural:
Na TV:
são 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural. O conteúdo pode ser assistido pelos canais 185 da NET, 159 da SKY, 112 da Claro TV, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela Internet, no site www.canalrural.com.br

Na web: canalrural.com.br - noticiário completo sobre agronegócio e vida no campo e carural.com.br – transmissão de leilões e eventos como congressos, seminários e premiações.

Fonte: Canal Rural