Tempo seco atrasa plantio de soja
O clima quente e o tempo seco estão fazendo com que o plantio da safra 2015/16 siga em ritmo lento. Preocupados com a germinação da semente, produtores da região Centro-Oeste pararam as máquinas na última semana.
Os dados de plantio nesta safra não são animadores. Segundo a Consultoria AgRural, a área semeada de soja no país chega a 13%, à frente dos 10% do mesmo período do ano passado. Apesar de adiantado em relação ao ano passado, o plantio está abaixo da média de 18% atingida nos últimos 5 anos.
No Mato Grosso o atraso é evidente. Por lá o plantio está em 14%, muito abaixo da média de 35% em anos anteriores. Apesar de algumas pancadas de chuva, o calor excessivo tem tirado a umidade do solo com maior rapidez. Em alguns municípios, como Campo Novo do Parecis, já há relatos de talhões que vão precisar de replantio.
No estado de Goiás a história não é diferente. O plantio da área total chega a 4%, ante 17% na média dos últimos cinco anos. Em Mato Grosso do Sul, por conta da boa umidade em algumas regiões, o atraso é menor e o índice está em 23%.
O Paraná é o estado mais avançado, com 42% da área semeada. Já nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a chuva quem prejudica o plantio da oleaginosa. Em Minas Gerais, produtores ainda não arriscaram. Apenas na região sudeste de São Paulo, os produtores iniciaram o plantio.
Fonte: Universo Agro
- Entrar to post comments