Skip directly to content

Dada a largada na Expedição Soja Brasil

As equipes de reportagem do Canal Rural já estão na estrada, para levar todas as informações da safra de soja: do início do plantio até a colheita

O plantio da soja já começou em todo o país. Na última semana, a cadeia produtiva se reuniu em Porto Nacional (TO) para celebrar o início de uma nova safra. Dada a largada do novo ciclo, a Expedição Soja Brasil pegou a estrada e vai levar as principais informações da cultura da soja, e você poderá acompanhar tudo na tela do Canal Rural.

Ainda no Tocantins, uma das equipes de reportagens passou por Porto Nacional, cidade considerada a capital do agronegócio no estado. Entre idas e vindas, a expedição percorreu mais de 400 km. No último dia 10 de outubro, foi a vez de seguir para o Sul de Goiás, em uma rota de mais de mil km.

Em Goiás, o plantio ainda está tímido. Dos 3,4 milhões de hectares que serão cultivados, apenas 2% já foram semeados. O motivo é o atraso nas chuvas. A equipe da repórter Manaíra Lacerda e do cinegrafista Pedro Silvestre vão rodar ainda mais 800 km no estado, trazendo as principais informações da região. Em uma semana, os municípios de Montevidiu, Rio Verde, Jataí, Mineiros e Chapadão do Céu serão visitados.

Também no Centro-Oeste, a equipe do repórter João Henrique Bosco, do cinegrafista Robson Custódio e do consultor técnico Áureo Lantmann estão visitando as lavouras do Mato Grosso do Sul. Ponta Porã, Amambaí e Maracaju estão no roteiro. Serão mil km acompanhando o desenvolvimento da safra de soja no estado.

E os desafios do ciclo 2015/2016 estão apenas começando. A variação cambial, que aumenta os custos, mas favorece a exportação. O combate de pragas, clima, tecnologia e logística. Vamos acompanhar o produtor rural em seus desafios e oportunidades do início do plantio até o embarque da soja nos principais portos brasileiros.

Fonte: Projeto Soja Brasil