Skip directly to content

Outubro começa com previsão de chuvas irregulares em todo o Brasil

A quinta-feira será mais um dia com a possibilidade para a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas sobre algumas localidades do Sudeste e do Centro-oeste, em especial, São Paulo, sudeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso e sul de Goiás. Com isso, o plantio da nova safra de soja continuará lento e ocorrendo somente em locais onde houve registros de boas chuvas nesses últimos dias. O mesmo está ocorrendo com o plantio do feijão, milho e demais culturas de verão. Por outro lado, tais condições meteorológicas permitirão que a colheita da cana de açúcar possa ser retomada, bem como a do trigo no Paraná.

O Avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil nessa quinta-feira irá provocar chuvas, principalmente no período da tarde, sobre as regiões oeste do Rio Grande do Sul e sul do Paraguai. Entretanto, a partir de amanhã esse sistema avança sobre as demais localidades gaúchas e com isso há previsões para chuvas generalizadas em todo o Estado, bem como para toda Santa Catarina, Paraná, Paraguai, sul do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. Sendo que os maiores volumes deverão vir a ocorrer no Paraná e no Paraguai. E como esse sistema irá avançar pelo Sudeste ao longo do final de semana, novas pancadas de chuvas isoladas poderão vir a ocorrer em todo o Centro-oeste e até mesmo no oeste da Bahia e Tocantins.

E esse deverá ser o padrão meteorológico para o mês de outubro. Frentes frias avançando sobre o Brasil, provocando chuvas mais generalizadas no Sul e ao avançar pelo Sudeste também permitirá a ocorrência de pancadas de chuvas sobre a região e também sobre o Centro-oeste, sendo que a partir de meados da semana que vem, também serão observadas chuvas sobre as principais regiões produtoras da Bahia, Tocantins e até mesmo no sul do Maranhão e do Piauí. Mas mesmo com a volta das chuvas sobre essas regiões, os maiores volumes ficarão concentrados no Sul, sendo que no Sudeste, Centro-oeste e no MAPITOBA, apenas irão ocorrer pancadas de chuvas irregulares e de intensidade bastante variada. O regime de chuvas definitivo só deverá se instalar sobre o Brasil central e norte em Novembro. O bom é que não haverá o veranico ocorrido em outubro de 2014, ou seja, as chuvas serão mais frequentes esse ano, por conta do El Niño, mas muito irregulares, sendo que apenas o Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul é que terão chuvas um pouco mais generalizadas.

E isso irá impossibilitará que o plantio das novas safras de grãos possam transcorrer de forma rápida e generalizadas. O mesmo irá ocorrer com a colheita da cana de açúcar, hortaliças e do trigo, essa oscilação entre um período um pouco mais chuvoso numa determinas localidade e em outra mais seco, irá levar a paralisações momentâneas dessa atividade. Sendo que na maioria das regiões, principalmente em Goiás, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e grande parte de Minas Gerais o mês de outubro deverá ser com chuvas abaixo da média.

Fonte: Somar