Skip directly to content

Porto de Paranaguá receberá investimentos de R$ 183 milhões

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) vai investir R$183 milhões na modernização dos berços 201 e 202 do Porto de Paranaguá e na ampliação em 100 metros do cais do berço 201 – sentido Oeste. Esta é a primeira obra pública de ampliação do cais de atracação do porto dos últimos 30 anos e será realizada integralmente com recursos próprios da Appa.

O governador Beto Richa autorizou, nesta semana, a abertura do processo licitatório, para a contratação da empresa especializada para execução das obras. “Estamos pensando o Porto de Paranaguá para os próximos 20 anos. A produção de alimentos é crescente e precisamos estar preparados para atender esta demanda que aumentou significativamente nos últimos anos, especialmente na exportação agrícola e industrial”, afirmou o governador, afirmando ainda que estes investimentos, somados a obra de reforma de 1.800 metros do cais, em execução, e ampliação do terminal de contêineres em 310 metros, já concluída, significa a completa reconstrução do Porto Público de Paranaguá.

A modernização dos berços e ampliação do cais vai triplicar a capacidade de operação do berço 201, passando de dois milhões de toneladas por ano, para seis milhões de toneladas/ano. Cada uma das novas linhas de operação terá capacidade para carregar 2 mil toneladas de grãos por hora, com a possibilidade para receber carga de novos terminais interligados. As atuais linhas de carregamento, com mais de dez anos de uso, carregam apenas mil toneladas por hora.

Para o Secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, esta obra no complexo complementa os investimentos feitos pelo Governo para melhorar a logística no Paraná.

Já a ampliação do berço 201 permitirá a atracação de três navios, simultaneamente, sem restrições. Com isso, um navio de grande porte, atualmente, ocupa dois berços de atracação para operar no cais do porto.

O projeto de modernização dos berços 201 e 202 e ampliação do berço 201 tem como objetivo fazer a reestruturação e adequação do cais. A obra permitirá ainda a realização da dragagem de aprofundamento e a atracação de navios de até 80 mil TPB (Toneladas de Porte Bruto). A modernização do cais também possibilitará a instalação de equipamentos para carregamento de grãos com capacidade operacional de 4 mil toneladas/hora, utilizando dois carregadores de navios com capacidade de carregamento de 2 mil toneladas/hora. Concluído o processo licitatório, a empresa vencedora receberá a ordem de serviço tendo como previsão de entrega o segundo semestre 2017.

Fonte: Appa