Skip directly to content

Hidrovia Tietê-Paraná deve voltar em fevereiro, diz Alckmin

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse neste sábado (19/9) que a Hidrovia Tietê-Paraná deve retomar as atividades a partir de fevereiro do ano que vem. Utilizada como canal de exportação de grãos, a hidrovia sofreu os impactos da forte seca que provocou problemas no abastecimento de água no estado.

“Tivemos a maior seca do estado de São Paulo. A anterior tinha ocorrido em 1953. O calado da hidrovia diminuiu, o governo teve que priorizar a energia elétrica. Mas a expectativa é de que volte até fevereiro. Se chover, até antes”, disse o governador, na abertura do 4º Fórum Nacional de Agronegócios, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Campinas (SP).

Durante o seu pronunciamento, Alckmin destacou ainda que já foi autorizado o processo de terraplanagem do chamado Ferroanel. O projeto prevê a criação de um anel ferroviário, semelhante ao que existe no modal rodoviário. E mencionou ações de São Paulo na área da agropecuária, como pesquisas de novas cultivares e a subvenção ao prêmio do seguro rural.

Mencionou ainda a importância do setor como o que tem evitado uma retração maior da economia brasileira. “A tempestade só não é perfeita porque o agronegócio está segurando”, disse Alckmin.

Fonte: Revista Globo Rural