Skip directly to content

MS: solo de baixa fertilidade é potencial de crescimento para a agricultura

Mato Grosso do Sul tem grande potencial de desenvolvimento da agricultura em áreas de baixa fertilidade do solo, avanço encontrado com o uso de tecnologia para correção de nutrientes. A afirmação é do assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Lucas Galvan, durante o painel Expansão da Agricultura em MS, na palestra sobre o Sistema de informações do Agronegócio (Siga-MS), realizada nesta quinta-feira (23) no Showtec 2014, em Maracaju.

Durante a apresentação, Lucas Galvan deu destaque à cidade sede do evento. “Maracaju é atualmente o maior município produtor de soja e de milho safrinha de Mato Grosso do Sul, com a oleaginosa ocupando 245 mil hectares, com produção de 750 mil toneladas e o milho produzindo 1 milhão de toneladas, cultivado em 190 mil hectares”, ressaltou.

Segundo Galvan, o Siga – MS, projeto inédito no Brasil, disponibilizado aos internautas em sua versão online no site da Associação de Produtores de soja de MS (Aprosoja/MS), tem como objetivo obter de forma precisa e municipalizada estatísticas agropecuárias do Estado. “Pelo Siga-MS temos, por exemplo, argumentos suficientes para incentivar a política pública de forma mais direcionada e com maior eficácia”, afirmou.

O presidente da Aprosoja/MS, Maurício Saito, mediador dos debates do painel, falou da importância do acesso às informações do Siga-MS. “As informações permitem que o produtor invista munido de dados mais próximos da realidade, minimizando riscos de prejuízo”, destacou Saito dando ênfase ao perfil do produtor sul-mato-grossense, “O avanço da agricultura do Estado tem mérito da tecnologia, mas também do produtor que tem caráter empreendedor e investe constantemente”.

A segunda palestra painel foi ministrada pelo diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe, sobre os fatores que determinam as áreas de expansão para a agricultura. “A agricultura tem terreno fértil para expansão quando encontra mercado demandante, boas condições de solo, climáticas, disponibilidade de capitais naturais, físicos, humanos e sociais, infraestrutura , logística, entre outros fatores”, salientou.

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul