Skip directly to content

MS já colheu 4,5% da área plantada com soja, aponta entidade

Mato Grosso do Sul atingiu nesta terça-feira (28) a colheita de 4,5% da área cultivada com soja no ciclo 2013/2014, o equivalente a 99 mil hectares, de um total de 2,2 milhões semeados com a cultura neste ciclo. Os dados são do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga) e foram divulgadas pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS).

Conforme a entidade, será feito um monitoramento constante da evolução da colheita da soja em 25 municípios das regiões sul, norte e central do estado, em especialmente em Maracaju,Dourados, Ponta Porã, Sidrolândia e São Gabriel do Oeste, que concentram 40% da área cultivada com a oleaginosa em Mato Grosso do Sul.

Em relação a colheita, o trabalho segue mais acelerado no norte do estado, onde municípios como Costa Rica e Chapadão do Sul já colheram mais de 15% da área cultivada. Em contrapartida, no sul do estado o ritmo é mais lento, e a colheita em Caarapó, por exemplo, um dos municípios mais adiantados, era pouco superior a 8%.

Estimativa da Aprosoja/MS divulgada no dia 21 de janeiro, na abertura oficial da colheita do grão em Mato Grosso do Sul, aponta que o estado deve produzir neste ciclo 6,1 milhões de toneladas da oleaginosa, o que representa um volume 5,1% superior aos 5,8 milhões de toneladas da safra passada.

Agrodebate