Skip directly to content

MS fecha 1ª semana de outubro com 15% da área de soja plantada

Mato Grosso do Sul praticamente encerrou a primeira semana de outubro com 15% da área que será cultivada com soja na safra 2015/2016 já semeada. Os dados são da mais recente circular do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado (Aprosoja/MS).

O novo levantamento apresenta dados atualizados até o dia 8 de outubro. Em relação ao anterior, que tinha dados até o dia 2 de outubro, a área cultivada, que até então era de 6,4% do total, mais que dobrou. Neste ciclo, a projeção é que o estado cultive cerca de 2,3 milhões de hectares com a oleaginosa.

O plantio, conforme o Siga, segue mais acelerado nas regiões sudoeste e sudeste do estado, onde em média, cerca de 20,1% das áreas já foram semeadas. Entretanto, alguns municípios como Amambai e Aral Moreira já registram patamares em torno dos 50% de áreas plantadas.

Em contrapartida, no centro e norte do estado, o ritmo de plantio é menor. A estimativa é que somente 3,8% do total que será cultivado neste ciclo já foi semeado. Destas regiões, o município que está mais adiantado é Bandeirantes, com 10% das áreas semeadas.

As projeções da própria Aprosoja/MS e da Conab indicam que o estado deve colher neste ciclo entre 6,8 e 7 milhões de toneladas de soja.

Fonte: Agrodebate