Skip directly to content

MS Agro 2015: especialistas projetam economia para 2016 e falam da educação como agente de transformação

“O produtor sul-mato-grossense tem o perfil empreendedor, ele projeta seu negócio rural a partir do conhecimento que ele obtém. Por isso a necessidade em difundir ferramentas inovadoras que potencializam a produtividade de forma sustentável, tendo como base o conhecimento político e econômico do agronegócio”. A afirmação é do presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto e define o conceito do MS Agro, evento que aconteceu nesta sexta-feira (27), na sede da Casa Rural em Campo Grande.

Apresentando como tema 'Educação - A certeza de um futuro sustentável'. Durante o evento, especialistas abordaram o reflexo da melhora educacional do País, no âmbito econômico e político. “Buscamos sempre assuntos atuais e, por isso, priorizamos para a edição deste ano palestras referentes ao conhecimento compartilhado. Acreditamos que oferecer reflexões econômicas, políticas e filosóficas, em um mesmo evento, é certamente colaborar de forma eficaz para nossa Instituição e, sem dúvida, para nossa sociedade”, afirma o presidente da Famasul, Mauricio Saito.

Um dos destaques foi o economista, André Perfeito, que acredita na recuperação da economia para o próximo ano. "Deus criou o câmbio para deixar os economistas mais humildes", brinca Perfeito justificando o receio do especialista em fazer projeção sobre a valorização da nossa moeda no próximo ano. Ele arrisca apostar que o dólar não vai subir com a mesma intensidade dos últimos meses.  Na 6ª edição do MS Agro, o economista ministrará a palestra 'Perspectivas para a economia brasileira em 2016' e confia que podemos esperar uma inflação menos agressiva.

O cientista político e analista de conjuntura política brasileira e internacional, Celso Melo, proferiu a palestra 'Crise Política e a Consequência para a Economia Brasileira' no MS Agro 2015. Ele acredita na possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff ser cogitado novamente, diante de uma série de elementos políticos ocorridos nos últimos meses. "Lava Jato, Petrobrás, um Congresso não pacífico, o fato da presidente não ser hoje um projeto de poder, tudo isso é um caldeirão fervente, que colocará pressão no Governo". Melo é articulista do jornal O Estado de São Paulo e autor de vários artigos em revistas especializadas, professor e pesquisador.

O professor Luiz Felipe Pondé, colunista do jornal Folha de são Paulo, doutor em Filosofia pela USP - Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris VII, discorreu sobre como a educação transforma a economia e a política de uma sociedade. “A palavra educação é semelhante a energia, que todo mundo conhece, porém a maioria não presta atenção. Como é um processo de médio e longo prazo, fica relegado a segundo plano”, considerou, reforçando que a educação é econômica, política e moral. “É uma forma de ajudar os jovens a lidar com a comunidade e com a humanidade”.

No final do evento, foi realizado o talk show 'Educação: A Certeza de um futuro sustentável', mediado pela jornalista, Salette Lemos, um dos principais nomes do jornalismo econômico, considerando que a profissional é uma das pioneiras no segmento e se destaca por ter sido uma das responsáveis pelo primeiro programa de economia da TV brasileira.

Salette Lemos destacou que o jornalismo econômico evoluiu nos últimos anos, proporcionando  ao público maior identificação com a sua realidade diária. "A grande diferença entre o jornalismo atual e o da minha época é que agora a comunicação permite ao leitor/telespectador uma permeabilidade e possibilita que ele se posicione diante da informação econômica".