Skip directly to content

Novo mapa da irrigação no Brasil

O Ministério da Integração Nacional e o IICA (Instituto Interamericano para Cooperação Agrícola) – organismo internacional vinculado à OEA -- apresentam nesta quarta, dia 27/05, um mapeamento do potencial de agricultura irrigada no Brasil. Realizado pela Esalq-USP ((Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o estudo levou em conta critérios como disponibilidade hídrica, dados climáticos, relevo, capacidade de armazenamento da água nos solos em território nacional.

Considerou ainda as questões políticas e legais: o Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), a delimitação das terras indígenas e as áreas prioritárias para a conservação e utilização sustentável. O resultado aponta uma expansão considerável do potencial de desenvolvimento das culturas irrigadas no país.

Área total com possibilidades para irrigação, ranking das regiões com maior potencial, impacto na renda das populações, prazo de retorno dos investimentos entre outros critérios serão apresentados pelos coordenadores do estudo, na sede do IICA, em Brasília, nesta quarta-feira, a partir das 15h. Os resultados também poderão ser interpretados considerando a infraestrutura logística já existente, através das linhas de transmissão de energia, as vias de tráfego rodoviário e outros canais de escoamento e a localização de ponto de armazenamento ou processamento de produtos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IICA