Microalgas como matéria-prima para biocombustíveis
As feiras setoriais são ambientes propícios para apresentar aos produtores rurais e empresários do agronegócio as tecnologias que estão "no forno" e podem impactar e melhorar, num futuro não muito distante, o trabalho deles. É com esse objetivo que a Embrapa Agroenergia está expondo em feiras suas pesquisas com microalgas para produção de biocombustíveis. A divulgação já foi feita na semana passada, em Ribeirão Preto/SP, durante a Agrishow 2015, que está entre os três maiores eventos de tecnologia agrícola do mundo. A partir de amanhã (12/05), as microalgas serão expostas na AgroBrasília, no Distrito Federal.
"Do contato com os visitantes, conseguimos identificar outros materiais que podemos incluir nas pesquisas com microalgas ou novas aplicações agroenergéticas", conta a analista Patrícia Barbosa, da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, falando sobre a importância da participação na feira. Da mesma forma, os visitantes também começam a despertar para o potencial de uso de resíduos da sua produção.
Foi o caso de Cláudio Morgan, que trabalha com pecuária leiteira no Espírito Santo. Em visita ao estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Agrishow 2015, a cor verde do fotobiorreator com microalgas chamou a atenção dele e, na conversa com a equipe da Embrapa Agroenergia, começou a pensar que poderia também encontrar formas de aproveitar os resíduos das atividades que desenvolve. "Isso me levou a abrir um leque incrível de oportunidades", afirmou o pecuarista.
Patrícia lembra que as feiras são também uma oportunidade de mostrar que o Brasil, embora já seja líder em combustíveis renováveis, continua investindo em tecnologia para o aumento sustentável da produção. Microalgas têm sido apontadas como a terceira geração de matérias-primas para biocombustíveis.
As microalgas têm alta produtividade e não necessitam de terras férteis, já que crescem em água. Também não precisam de água limpa: podem ser cultivadas em água salgada, salobra e até residual. A pesquisa da Embrapa Agroenergia busca justamente linhagens de microalgas que gerem grande volume de biomassa, crescendo em resíduos como a vinhaça, efluente abundante na produção de etanol.
Os visitantes da AgroBrasília também vão poder conhecer um fotobiorreator de microalgas, que vai estar no espaço da Embrapa Agroenergia no estande do Ministério. A feira acontece de 12 a 16 de maio, no PAD/DF, com entrada franca.
Fonte: Embrapa Agroenergia
- Entrar to post comments