Mercado para safra de soja 2015/2016 será escorregadio no Brasil, afirma especialista
“A China deve consumir em cinco anos uma média de 4,7 milhões de toneladas de soja e a estimativa é que, no mesmo período, a América do Sul produza 7,5 milhões de toneladas do grão. A diferença na oferta e demanda, tornará o mercado de soja do ciclo 2015/2016 escorregadio”. A análise foi apresentada pelo engenheiro agrônomo e analista financeiro, Fernando Muraro, nesta sexta-feira (25), durante o Circuito Aprosoja, em Sidrolândia. O evento é realizado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS em parceria com o Sindicato Rural da cidade.
Para Muraro, o fenômeno climático El Ñino, contribuirá para a produtividade da soja e do milho no país, mas ganha vantagem o produtor que entender a relação oferta e demanda do ciclo e que saiba negociar o grão. “Diferente do observamos de temporadas anteriores, estocar grãos não significa valorizar o produto. Alto estoque quer dizer menos chance de negócio e baixa volatilidade”, comenta.
De acordo com o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto, o Circuito é o maior evento pré-safra do país, dinâmica que oferece base econômica e propicia a troca de experiência entre produtores e o especialista. “A ideia não é dar a fórmula mágica para comercializar soja ou milho. No Circuito o produtor recebe orientações estratégicas determinantes para o planejamento da próxima-safra, que pode assim, escolher o melhor momento para negociar o grão ou mantê-lo armazenado”, explica Bortolotto.
Para o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Rogério de Menezes o produtor erra menos à medida que busca por conhecimento. “O Circuito é um evento que permite que o produtor aplique as informações adquiridas durante a palestra na lavoura ou mesmo na venda do grão. Obtendo bons resultados ele acerta mais e permanece na atividade agrícola”, explica.
O Circuito Aprosoja leva conhecimento por meio de palestras técnicas para produtores rurais, técnicos e estudantes. Desde do início deste ano, a iniciativa já percorreu os municípios de São Gabriel do Oeste, Amambai, Coxim, Rio Brilhante, Dourados, Maracaju, Chapadão do Sul e agora Sidrolândia e somou mais de 800 participantes.
Também participou da etapa Sidrolândia, o prefeito da cidade, Ari Basso.
- Entrar to post comments