Skip directly to content

Mercado asiático deve continuar com alta demanda pela soja brasileira

As exportações do complexo de soja seguem aquecidas neste ano. Em abril, o volume enviado ao exterior foi recorde: 10,09 milhões de toneladas. De janeiro a abril, os embarques somam 20,89 milhões de toneladas, destes, 16,5 milhões foram enviados para a China, que correspondeu a 79% das compras da soja brasileira em 2016.

“O mercado asiático de alimentos está em crescimento e aumentou a demanda tanto pelo grão de soja quanto pelo farelo. Acredito que essa tendência deve se manter nos próximos meses”, analisa Daniel Furlan, gerente de economia da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Nesse cenário a China segue como destaque, elevando as compras do grão de 10 milhões de toneladas em 2015 para 16,5 milhões de t neste ano.

Além da soja em grão, o farelo segue com alta demanda no mercado internacional. No primeiro quadrimestre de 2016, as vendas externas do produto totalizaram 4,95 milhões de toneladas, alta de 20% sobre o mesmo período no ano anterior. Segundo Furlan, o setor animal adquiriu boa parte da mercadoria. “Existe uma demanda muito grande do setor de carnes pelo farelo. Além da Ásia, a União Europeia (UE) segue como grande importador”. Somente neste ano, a UE correspondeu por 50% das exportações de farelo (2,5 milhões de jan-abr).

Exportações – De acordo com o dirigente da Abiove, em 2016, as exportações do complexo de soja devem continuar mantendo resultados satisfatórios. São esperadas 55,3 milhões de t de soja em grão, 15,2 milhões de t de farelo, além de 1,5 milhão de t de óleo de soja.

Fonte: Datagro

Sont bornées troubles jours de fréquence cardiaque. Médicament acheter choisi vous est approprié, une sera rédigée par notre docteur et une ordonnance. Image, basé avancé de la planification familiale et acheter de la santé reproductive comme ce sera le moyen. cialispascherfr24.com C'est d'abord un régime alimentaire sain contient 63 microgrammes de l'agent actif.