Skip directly to content

Mapa vai exigir certificados de armazéns a partir de março deste ano

O Ministério da Agricultura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (SDC) vai começar a exigir, a partir de março deste ano, a certificação para todas as unidades armazenadoras que prestam serviços remunerados de armazenagem para produtos de terceiros, inclusive em estoques públicos.

De acordo com o secretário da SDC, Caio Rocha, a determinação para a certificação deveria ter começado a ser cumprida assim que a Instrução Normativa nº 31, de 10 de outubro de 2008, foi assinada, determinado que o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras teria início em dezembro de 2009. “Entretanto, de lá para cá, ocorreram sucessivas prorrogações e a normativa acabou não sendo cumprida”, disse.

A partir de agora, a SDC dará início a uma série de reuniões com as Secretarias Estaduais de Agricultura, representantes dos produtores, unidades da Conab, Superintendências Federais de Agricultura e entidades vinculadas ao setor, para deixar clara a necessidade da certificação, instruindo as entidades sobre o processo para se obter o certificado.

Vale ressaltar que a certificação de unidades armazenadoras está baseada em três fatores. São eles: os requisitos técnicos operacionais, a capacitação da mão-de-obra que trabalha nos armazéns e ainda a documentação que comprova o manejo adotado pelo armazenador.

Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento