Skip directly to content

Kátia Abreu: pasta busca aumentar a produtividade do agronegócio

A ministra da Agricultura, Katia Abreu, disse nesta terça-feira (15/12) que está trabalhando para aumentar a produtividade do agronegócio e, ao mesmo tempo,reduzir o desmatamento, principalmente o ilegal. "Que bom seria se pudéssemos produzir tudo o que produzimos sem desmatar uma árvore. É uma utopia. Desmatamos não foi para deixar as áreas ao vento, foi para fazer uma das agropecuárias mais produtivas do mundo", afirmou.

Kátia Abreu disse que é necessário gerar maior confiança no mercado interno e externo em relação aosprodutos agrícolas brasileiros. "Precisamos romper fronteiras para o bem do agronegócio brasileiro", acrescentou.

A ministra disse que é preciso vigiar constantemente a modernização dos processos agrícolas e comparou com a democracia. "As pessoas acham que democracia vem, instalou e ninguém tira. Tira sim. Tem que vigiar todo dia", afirmou.

A ministra concedeu entrevista coletiva para fazer um balanço do ano. Ela afirmou que a pasta teve um corte de mais de R$ 500 milhões e, com isso, teve que remanejar R$ 370 milhões em receitas para atividades fim, como defesa agropecuária. "Nosso objetivo é reter despesas desnecessárias para deslocar e fazer qualidade do gasto público. Fizemos muito mais, com muito menos", afirmou. Também foi lançado nesta terça, 15, uma nova versão do sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio

Fonte: Estadão Conteúdo