Skip directly to content

João Martins defende agronegócio brasileiro na relação Brasil-China

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e do Sistema Faeb/Senar, João Martins, participou de reunião, a portas fechadas, no Palácio do Itamaraty com a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da República Popular da China, Li Kequiang, nesta terça, 19, para tratar de temas prioritários para o agronegócio brasileiro.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de bens agropecuários. Somente em 2014, os chineses compraram 23% do valor exportado pelo setor, o que representa US$ 22 bilhões, do total de US$ 97 bilhões. Para aumentar ainda mais esse mercado, principalmente na área de grãos, bebidas e carnes originários do Brasil, João Martins apresentou à ministra da Agricultura Kátia Abreu, também presente no encontro, três prioridades para promover um maior acesso ao mercado chinês.

A assinatura do protocolo sanitário para viabilizar as exportações de carne bovina para a China, considerando a inclusão de dispositivo com regras a serem seguidas em caso de novos embargos; Habilitação de novos frigoríficos no Brasil, para dar mais agilidade no cadastramento e na habilitação de novos estabelecimentos comerciais para atender o mercado chinês; e a transparência no processo de aprovação de eventos transgênicos,que são de vital importância para o agronegócio brasileiro, já que promoveriam o fluxo contínuo das exportações do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema FAEB/SENAR